<BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8825347287246798898\x26blogName\x3dFilosofia\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://filovest.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://filovest.blogspot.com/\x26vt\x3d2396564698113614276', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Categorias


Twitter:


Sites de Universidades



domingo, 8 de julho de 2007

Os Sofistas
Aproximadamente em 460 a.C. inicia na Grécia uma nova fase na filosofia. O objeto de estudo dos pensadores deixa de ser a natureza, o mundo. O novo objeto de estudo passa a ser o homem. Surge a preocupação com a política, com a felicidade. Essas mudanças permitem que novos personagens ganhem destaque no mundo grego. Surgem os sofistas, professores ambulantes que perambulam pelo mundo grego de cidade em cidade, ensinando por dinheiro; uma novidade para época. Eram arrogantes ensinavam de tudo, e diziam que tudo sabiam. "Os sofistas ensinavam técnicas de persuasão para os jovens, que aprendiam a defender a posição ou opinião A, depois a posição ou opinião contrária, não-A, de modo que, numa assembléia, soubessem ter fortes argumentos a favor ou contra uma opinião e ganhassem a discussão".(1) O conhecimento que temos dos sofistas é deficiente e chegou até nós principalmente através dos diálogos de Platão. Embora tenham existido muitos sofistas, os mais importantes foram Hípias, Pródico, Eutidemo e o destaque especial para Protágoras e Górgias.

Protágoras de Abdera
Protágoras (487 - 420 a.C.) embora fosse de Abdera, viveu em Atenas na época em que Péricles era estratego, e influênciou essa sociedade. Como qualidade possuía uma retórica apurada e conhecimentos em linguagem e gramática. No entanto manifestou descrença na capacidade dos homens em relação ao conhecimento universal, ou seja, acreditava ser impossível encontrar todas as respostas seguras e definitivas para os mistérios da natureza. Era cético. Ficou conhecido pela seguinte frase: "O homem é a medida de todas as coisas; daquelas que são, enquanto são; e daquelas que não são,enquanto não são"(2).
Górgias de Leontino
Górgias(487 -380 a.C.) nasceu em Leontino,Magna Grécia destacou-se pela sua enorme capacidade de fazer discursos. Seu legado é o ceticismo absoluto. "Afirmava que:nada existe; se existisse, não poderia der conhecido; mesmo que fosse conhecido, nãp poderia ser comunicado a ninguém" (3).
Notas1 - CHAUÍ,M. Convite Á Filosofia, S. Paulo,Ed. Ática,1986, p.37. 2 - COTRIM,GILBERTO. Fundamentos da Filosofia, S. Paulo,Ed. Saraiva, 8.a edição reformulada,1993, p.102. 3 - Idem.

Marcadores:

<< Página inicial